Blog Chateau Blanc

O Estilo Provençal: Origem e Características

10.03.2017 - Decoração

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp
O Estilo Provençal: Origem e Características

Origem

A França do palácio de versalhes tornou-se para o mundo a referência do que havia de mais sofisticado nos séculos XVI e XVII. O Rocaille, estilo preferido da realeza francesa, conhecido popularmente como estilo Luiz XV que teve seu auge na decoração dos palácios do reinado de Maria Antonieta e Luiz XV é caracterizado por apresentar riqueza nos detalhes rebuscados com aplicação de folheados em ouro. 

 

Palácio de Versalhes

Foto: Palácio de Versailles (Google / Blog Sete Pecados)

 

Os camponeses que viviam na região da provence no Sul da França, no final dos anos 1700 tentaram copiar a riqueza dos luxuosos móveis franceses e por não terem recursos financeiros não conseguiram manter o luxo da decoração, assim surgiu o estilo provençal.

 

Com o tempo, o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância e sofisticação.

 

Características

O estilo provençal é caracterizado pelo fino acabamento e linhas com curvas sinuosas, apresentando detalhes entalhados e apliques em madeira, principalmente em formas de conchas.

 

Entalhe ConchaAplique entalhado

 

Além dos móveis, o estilo se compõe de estampas com motivos florais em tons suaves de azul, verde e rosa, ou listras e cenas rurais chamadas de Toile de Jouy que podem estar presentes nos tapetes, louças, tecidos e papéis de parede completando assim todo o romantismo e estilo do charme francês.

 

Tecido FloralToyle Jouy

 

Inspire-se e leve este estilo para sua casa.

 

Se você não gosta de ousar ou não sabe se os itens no estilo provençal combinarão com os demais móveis da sua casa, comece com itens pequenos como espelhos, quadros e poltronas.

 

Espelho DouradoEspelho Branco

 

Por criarem um cenário calmo e acolhedor os móveis nesse estilo são superindicados para quartos e salas de estar. No quarto você pode iniciar a mudança pela cabeceira e criados, já na sala de estar a grande aposta são as poltronas e mesas de apoio ou centro.

 

Quarto Provençal

 

Sala de Estar Provençal

 

Sala de Estar Provençal

 

Se apaixonou e quer levar o estilo provençal para a casa toda, não é mesmo?! Então segue mais fotos para sua inspiração:

 

Sala de Jantar Clássica

 

Hall de entrada clássico

 

Aparador e Espelho ProvençalEspelho Dourado Banheiro

 

Decoração Clássica

 

O estilo provençal pode ser utilizado em ambientes masculinos?

 

Você amou o estilo provençal mas está com receio, pois acha que seu marido pode não gostar? 

Aqui vai mais uma ótima dica: Embora seja uma decoração romântica, o estilo provençal pode sim ser utilizado em ambientes utilizados pelos homens. Para a composição com os móveis aposte em tons neutros na decoração como o creme e marrom. Se você gosta de móveis antigos, com ares de móveis de época, uma ótima opção são os móveis nas cores freijó ou vintage.

 

Quarto Provençal Masculino

 

Sala de Jantar VintageQuarto de Bebê para Meninos

 

Continua com alguma Dúvida? Assista o video abaixo ou deixe um comentário! Contamos com uma equipe de arquitetas e  designers de interiores, e ficaremos felizes em ajudar na transformação dos espaços da sua casa, criando ambientes harmoniosos que despertarão admiração em seus convidados.

 

Gostou deste post? Receba em seu e-mail semanalmente nossas dicas de decoração.

Compartilhe com todo mundo! :)

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp

Deixe sua opinião

Blog Chateau Blanc

O Blog Chateau Blanc foi criado com o intuito de interagir com clientes, profissionais e admiradores da marca, oferecendo conteúdos interessantes e relevantes para o dia a dia. Abordaremos assuntos e tendências do mundo do decor, procurando esclarecer as principais dúvidas dos leitores, compartilhando dicas sobre como mobiliar e decorar a casa toda. Siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog.

Tags

  • Decoração
  • Interiores
  • Design
  • Receitas
  • Lazer

Receba dicas e conteúdos interessantes em seu e-mail: