Blog Chateau Blanc

Psicologia das Cores na Decoração

28.03.2017 - Decoração

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp
Psicologia das Cores na Decoração

Psicologia: ciência que estuda o comportamento humano e suas interações com o ambiente físico e social.

 

O psicológico pode mudar muito de uma pessoa para outra. Há pessoas que gostam de determinadas frutas ou filmes, por outro lado, outras pessoas podem comer as mesmas frutas ou assistir os mesmos filmes e odiá-los. Isso também pode acontecer com os carros, roupas e sapatos. No caso das cores, por exemplo, os estudos comprovam que elas provocam reações iguais na grande maioria das pessoas.

 

A decoração de um ambiente segue na mesma linha de raciocínio. Uns podem gostar e outros podem ter o sentimento inverso. Mas se a harmonia dos objetos e cores estiverem alinhadas, a chance de ter sucesso na decoração e conquistar os convidados são muito maiores.

 

A escolha das cores pode ser fácil ou difícil, pode fazer toda a diferença ou ser um desastre total, isso vai depender muito do conjunto de objetos, móveis, decorações e cores que já estejam no local.

 

Para ajudar você nessa tomada de decisão tão importante, separamos algumas cores indicadas para cada tipo de ambiente.

 

Cozinha e Sala de Jantar

 

Considerada o coração da casa, a cozinha pode ser planejada e decorada com cores quentes ou frias, de acordo com seu gosto e com as sensações que você quer despertar no ambiente.

 

As cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, são conhecidas como cores que estimulam a alegria, energia e, se tratando de cozinha, o apetite. O uso exagerado das cores pode trazer resultados contrários, como causar irritações e cansaço visual. O ideal seria utilizar apenas em alguns detalhes da cozinha.

 

Cozinha Rommã Kleiner Schein

 

Já as cores frias, como o Azul, Verde e Violeta, tornam o ambiente mais aconchegante, receptivo, clássico e sereno.

 

Cozinha Azul Kleiner Schein

 

Cozinha Azul Kleiner Schein

 

Quartos Adultos

 

Para os adultos mais românticos, é indicado as cores vermelho e terracota que simbolizam amor, paixão, excitação e sensualidade.

 

Os tons cinzas e as cores feitas com os tons de azuis, verdes e beges são  ideais para os que preferem um ambiente clean, estas, transmitem calmaria e aconchego para uma boa noite de descanso.

 

Quarto Casal Riviera Kleiner Schein

 

 

Quartos Infantis

 

No quarto das crianças são indicadas cores claras e alegres.

 

Para os meninos o azul, verde e o laranja são ótimas opções. Já para as meninas os tons de rosa, violeta, pêssego e Coral ajudam a tornar o cômodo mais feminino e delicado.

 

Quarto Infantil Rosa Kleiner Schein

 

De forma geral opte por cores alegres, pois estimulam o aprendizado, e, ao mesmo tempo, tornam o espaço tranquilo na hora de dormir.

 

Quartos de Bebê

 

No quarto de bebê aposte no branco e nas cores em tons pastel. Seja amarelo, azul, rosa, verde ou marrom. Os tons pastel são perfeitos para utilizar neste espaço, pois, são claros e transmitem aconchego, conforto e tranquilidade, perfeitos para a harmonia entre as mamães e os bebês.

 

Paleta com algumas cores pastel:

 

Paleta Cores Pastel

 

Você pode utilizar o branco na cor dos móveis e tons pastel no enxoval, papéis de parede, tapetes e outros objetos de decoração.

 

Quarto de Bebê Kleiner Schein

 

Quarto de Bebê Kleiner Schein

 

Sala de Estar

 

A sala de estar é um espaço onde recebemos a família e convidados, mas, ao mesmo tempo, é um local de descanso. As cores devem proporcionar sensações de harmonia, aconchego, calmaria e tranquilidade. 

 

Os tons claros são boas sugestões para este ambiente.

 

Sala de Estar Kleiner Schein

 

Sala de Estar Kleiner Schein

 

Agora que você já tem as dicas, use sua criatividade para decorar o seu lar.

Gostou? Compartilhe agora :)

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp

Deixe sua opinião

Blog Chateau Blanc

O Blog Chateau Blanc foi criado com o intuito de interagir com clientes, profissionais e admiradores da marca, oferecendo conteúdos interessantes e relevantes para o dia a dia. Abordaremos assuntos e tendências do mundo do decor, procurando esclarecer as principais dúvidas dos leitores, compartilhando dicas sobre como mobiliar e decorar a casa toda. Siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog.

Tags

  • Decoração
  • Interiores
  • Design
  • Receitas
  • Lazer

Receba dicas e conteúdos interessantes em seu e-mail: