Blog Chateau Blanc

Expo Revestir 2017: As tendências em Revestimentos para 2017/18

11.04.2017 - Interiores

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp
Expo Revestir 2017: As tendências em Revestimentos para 2017/18

Sabe a história dos mínimos detalhes? Eles vão fazer toda a diferença para que os ambientes ganhem corpo e mostrem personalidade. Os acabamentos são parte importante para o resultado final daquele tão sonhado projeto, e o setor da construção civil não para de investir nesses materiais, fomos conferir as tendências para 2017/2018 na feira Expo Revestir, que aconteceu entre os dias 07 à 10 de março, em São Paulo. 

 

Essa foi a 15ª edição da feira, que apresentou ideias tecnológicas e inovadoras, além de marcas incríveis e muitas novidades.

 

Os destaques foram os grandes formatos, os revestimentos marmorizados e cimentícios, a nova linha de produtos do catálogo Deca, com peças assinadas pelo famoso Designer brasileiro Jader Almeida e o forte apelo pelo estilo industrial, muito presente na decoração dos ambientes.

 

A Feira Revestir é um encontro anual com a Indústria de Pisos e Revestimentos de todo o Brasil. É uma exposição comercial, destinada à designers, arquitetos, construtores revendedores e exportadores. É uma verdadeira vitrine de tendências, que antecipa as novidades mais bacanas do ano no segmento de pisos e revestimentos, louças sanitárias, mosaicos, cimentícios, granito, laminados, madeiras, enfim, todos as tecnologias e lançamentos no mercado de arquitetura e construção.

 

Além dos profissionais poderem checar de perto todas as novidades em primeira mão, ainda podem participar de vários fóruns compostos por palestras, seminários e debates, com conteúdos apresentados por palestrantes internacionalmente conhecidos, abordando vários temas do mesmo segmento.

 

IMPORTÂNCIA DOS REVESTIMENTOS

 

No momento do projeto, enquanto compomos cada ambiente, sempre surge a dúvida. E agora? Que tipo de material vamos utilizar nas paredes e piso para compor este espaço? 

 

É claro que existem inúmeras possibilidades de materiais para revestimento no mercado, porém, nós arquitetos, levamos tudo em consideração, como por exemplo: qual ambiente será aplicado, problemas de umidade, insolação, questões ergonômicas, funcionais, dimensões, etc. Para cada projeto, se tem um princípio, de acordo com as necessidades de cada cliente.

 

Muitas vezes optamos pelo uso do revestimento, falamos por sua vez, porcelanatos, pedras naturais, cerâmicas, pastilhas ou cimentícios, devido a grande praticidade que ele oferece. Além de proporcionar muita elegância, estilo e identidade ao ambiente. 

 

A utilização desses materiais possui inúmeras vantagens: maior durabilidade, proporcionar isolamento térmico, qualidade no acabamento, facilidade na limpeza, proteção dos elementos de vedação, entre outros benefícios.

 

Os revestimentos cerâmicos estão entre os mais usados na construção civil. Atualmente existe uma grande variedade de produtos com diversas possibilidades de aplicação, alta durabilidade e variedade de estampas, sejam comerciais, industriais, residenciais, fachadas ou áreas externas.

 

No entanto, é preciso observar os critérios referentes a abrasão, impactos, texturas e níveis de absorção de água. Dos pisos e revestimentos mais comuns aos mais modernos porcelanatos, mosaicos e pastilhas, há uma indicação adequada para cada local que será aplicado (interno, externo, área molhada, alto tráfego, etc.) e também condições climáticas. 

 

Sendo assim, é muito importante a orientação de um profissional capacitado, para fornecer a correta especificação, desde o modelo da peça, até o assentamento, cor, espessura de rejunte e tipo de uso.

 

A escolha do revestimento cerâmico, é um fator importantíssimo, pois além de promover beleza e decorar, protege a base da estrutura da edificação, como piso e parede, dando acabamento ao ambiente, proporcionando conforto visual, térmico, acústico e estético.

 

TENDÊNCIAS DA FEIRA REVESTIR 2017

 

Fazendo um balanço também com o que acompanhamos da Feira de Milão, que aconteceu na primeira semana de abril, notamos que as tendências para 2017/2018 nos mostram dinamismo em estilos e materiais.

 

Quem chegou com tudo foi o INC (estilo industrial), proveniente dos anos 50 em Nova Iorque. Originou-se com a ocupação de antigas fábricas, que foram transformadas em lofts, deixando aparente alguns componentes e detalhes industriais para compor a decoração. 

 

Estruturas em ferro, tijolos aparentes, e ambientes mais puros com materiais crús como a madeira e o concreto aparentes, também marcam esse estilo que tem ganhado o cenário na arquitetura, construção e decoração de interiores. 

 

Na feira ExpoRevestir tivemos a oportunidade de conferir essa tendência com os revestimentos de padrão cimentício, que estão presentes no mercado da construção civil há algum tempo, herança do modernismo brutalista. Algumas peças se vestem de negro, como os metais para banheiro, dando um toque especial a esse estilo.

 

No quesito cimentício, foi a empresa Castelatto que trouxe lançamentos inovadores, com design, novas tecnologias e soluções arquitetônicas que vão modificar o padrão do mercado brasileiro. 

 

Peças diferenciadas com diversos tamanhos e desenhos inusitados, criam efeitos marcantes pelas suas texturas, que aliadas ao projeto luminotécnico ganham ainda mais destaque, permitindo diversas paginações e projetos com muita personalidade. 

 

Expo Revestir 2017 - RevestimentosExpo Revestir 2017 - Revestimentos

 

Expo Revestir 2017 - RevestimentosExpo Revestir 2017 - Revestimentos

 

A empresa Deca também se destacou na Revestir desse ano, além de muitas peças gold e as novas red gold, apostou fundo no INC com peças conceito ébano preto desenhadas pelo designer Jader Almeida. O designer se valeu do tom e o empregou em peças supermodernas e elegantes.

 

Expo Revestir 2017 - RevestimentosExpo Revestir 2017 - Revestimentos

 

E a Terra do Tio San também trouxe a megatendência do Subway Tile, os famosos azulejos das estações nova-iorquinas de metrô no século XX. Chegaram aqui com força total, tomando o lugar das pastilhas de vidro em cozinhas e banheiros. Com ótima aceitação pelo nosso mercado, elas são versáteis, com cores variadas, compõem muito bem com algum toque INC. São as novas queridinhas nos projetos de interiores. 

 

Expo Revestir 2017 - Revestimentos

 

A Colormix também arrasou em sua proposta em tons sóbrios e em acabamentos finos para as novidades deste ano. Os tijolinhos bisotados Mirror e Inox atualizam os revestimentos vistos nas estações europeias de metrô em versões espelhadas.

 

Expo Revestir 2017 - Revestimentos

 

Inclusive a empresa Portobello, mostrou uma novidade que é a linha Color Market. Inspirada no clássico english brick, que é a base da cor. Superfície moldada de forma artesanal, e que passou pela ação do tempo ao longo dos séculos, transforma-se com a pintura. O resultado nos impressiona. Cores que se transformaram ao longo do processo criativo. 

 

Expo Revestir 2017 - RevestimentosExpo Revestir 2017 - Revestimentos

 

O modernismo nos deixou grande legado, um deles são os cobogós, esses elementos vazados permitem a passagem de luz e ventilação e ao mesmo tempo filtram os olhares curiosos. Essas peças vêm se reinventado ao longo dos anos e vimos essa reinvenção na Expo Revestir, com design, cores e materiais variados. 

 

Expo Revestir 2017 - Tendências de RevestimentosExpo Revestir 2017 - Revestimentos

 

E o clássico dos clássicos são os porcelanatos marmorizados, os mesmos, vieram revigorados para múltiplos usos, tanto acetinados quanto alto brilho, pisos e azulejos, placas de padrões e tamanhos variados. 

 

Expo Revestir 2017 - RevestimentosExpo Revestir 2017 - Revestimentos

 

E a madeira, atemporal, não poderia faltar! A Oca Brasil trouxe padrões diferenciados em design e tamanhos, que permitem maior versatilidade no projeto, e melhor ainda, podem ser utilizados em áreas externas!

 

Expo Revestir 2017 - Revestimentos

 

Por: Vanessa Back Arquitetura em parceria com Leka Costa Arquitetura

Gostou? Compartilhe agora :)

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp

Deixe sua opinião

1 comentário(s)

Nome:

Mensagem:

Comentário feito no dia: 30.09.2017 às 22:27

Blog Chateau Blanc

O Blog Chateau Blanc foi criado com o intuito de interagir com clientes, profissionais e admiradores da marca, oferecendo conteúdos interessantes e relevantes para o dia a dia. Abordaremos assuntos e tendências do mundo do decor, procurando esclarecer as principais dúvidas dos leitores, compartilhando dicas sobre como mobiliar e decorar a casa toda. Siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog.

Tags

  • Decoração
  • Interiores
  • Design
  • Receitas
  • Lazer

Receba dicas e conteúdos interessantes em seu e-mail: